sexta-feira, 6 de março de 2015

Mostra Marginal de Curtas exibirá "Nelson Cavaquinho" na comemoração de um ano do Sarau Carolina

Nesse sábado, o Sarau Carolina, organizado pelo coletivo de literatura marginal "Jornal Dialética", comemorará um ano de muita arte. E como não poderia deixar de ser, a Companhia Bueiro Aberto marca presença com mais uma exibição da Mostra Marginal de Curtas, que também já está chegando no seu um ano.

O filme exibido é uma referência nos trabalhos que vêm sendo produzidos pela Companhia: Nelson Cavaquinho, de Leon Hirszman. Cineasta conhecido do cinema novo, Hirszman sempre manteve seu interesse pela cultura popular e pela luta política. Além de adaptar obras da literatura como o clássico São Bernardo , de Graciliano Ramos, fez documentários como "Partido Alto" (gravado nos morros cariocas) e uma série denominada "Cantos de Trabalho", no qual ele investiga os cantos que se criaram nas plantações de cana do nordeste. Também dirigiu o conhecido "ABC da greve", sobre a greve dos metalúrgicos do ABC liderada pelo então sindicalista Lula.

Em "Nelson Cavaquinho", ele retrata o cotidiano de um dos maiores sambistas do Brasil. Fora as músicas que dispensam comentários, há imagens de Nelson no bar, na rua, com os amigos, em casa.
É a vida de um artista que cresceu e se desenvolveu no morro, mantendo sua raiz e sua história. E é assim que ele conta seus anseios, suas angústias, suas inspirações. A câmera viaja pela favela e compõem imagens com elementos como o menino que empina pipa, o violão, as crianças, o sambista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário